Santos Dumont ou Irmãos Wright?

Em 1906, o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo da história sobre o Campo Bagatelle, em Paris. Dumont teve seus créditos por um bom tempo, e seu reconhecimento pelo desenvolvimento e criação do 14-Bis, com 290 quilos e um motor de 50 cavalos. Foi o primeiro a tirar um avião do chão e levantar voo, o primeiro a criar um avião e subir a uma altura de quase 3 metros por 7 segundos e percorrer 60 metros com velocidade de 30km/h. 
Porém, anos depois, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright alegaram terem sido os primeiros a levantar voo, em 1903, com a aeronave Flyer I, de 300 quilos e um motor de 12 cavalos. 
Apesar da história e dos argumentos dos irmãos, não foram encontradas testemunhas (pois o voo havia sido feito em sigilo com poucas pessoas) do improvável voo de 260 metros de altura do Flyer I na cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte. A verdade descoberta é que a aeronave contava com vários problemas, como peso muito grande, instabilidade e posicionamento incorreto das asas, e por essas razões seria impossível que o Flyer I levantasse voo por conta própria sem auxílios externos. 
Apenas em 1908, num evento promovido pelo Aeroclube da França, que os irmãos Wright tiveram seu reconhecimento, com a ascensão do Flyer III, que fazia curvas controladas (possibilitando manobras em forma de "8") e se mantinha em voo por horas. 
Assim, ficou reconhecido que o Flyer I foi o primeiro voo realizado, mas foi um voo controlado. Definindo, portanto, que Santos Dumont, com seu 14-Bis, realizou o primeiro voo autônomo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Base nova